FOGUETÓRIO

Na Holanda, é proibido soltar fogos de artifício, que só são permitidos na véspera do ano novo. Ai de quem soltar um rojão, ou o que seja, sem ser no réveillon, porque vai pra cadeia, com certeza. Em estádio de futebol e outros eventos, então, jamais. Pois é, país de primeiro mundo, né? Foguetório é coisa de gentalha.

Em SSCaí, até a prefeitura patrocina eventos com foguetório, dando muito mau exemplo. Daí, todos se acham no direito de, a qualquer pretexto, encher o saco dos outros. Aliás, no pensamento deles, isso só incomoda os cachorros e eles não estão nem aí. Besteira. Eu odeio foguetes e rojões e sei de MUITA GENTE que também odeia, contrariando esses idiotas.

Para acabar com a ignorância dessas pessoas, informo que MILHARES DE PÁSSAROS morrem por causa da barulheira, que, comprovadamente, perturba a saúde dos idosos, com o aumento da pressão arterial, e dos bebês, provocando choro e até vômitos. Viram? Não só os cachorros sofrem. Pelo jeito, esses “fogueteiros” odeiam gente também!!!

CAÇADOR BOM É CAÇADOR MORTO.

CARROCEIRO BOM É CARROCEIRO MORTO.

DEUS CRIOU OS PÁSSAROS, A MALDADE HUMANA INVENTOU A GAIOLA.

“Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado." (Elie Wiesel)

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." (Rui Barbosa)

"Existe 1 pessoa para fazer o bem, 10 para fazer o mal e 100 para criticar/atrapalhar quem faz o bem."

É PORQUE SOU TÃO TEIMOSA QUE INSISTO EM MUDAR O MUNDO."

(Mercedes Soza)

10 de setembro de 2013

LÍRIOS: BELEZA QUE PODE MATAR SEU GATO.

ONDE TEM GATO, O LÍRIO NÃO DEVE ENTRAR. CUIDADO !!!


          Gatos, por serem pequenos e muito sensíveis, com a ingestão de apenas 1-3 folhas, pétalas ou mesmo o contato com o pólen do lírio, pode resultar  no seu envenenamento. O socorro e tratamento deve ser imediato, do contrário, uma insuficiência renal aguda irá se desenvolver e ser fatal. A mortalidade chega a 50% dos animais atendidos. Felizmente, nos cães, envenenamento por lírios não causam insuficiência renal, mas se uma grande quantidade for ingerida, pode resultar em alguns incômodos gastrointestinais. Gatos filhotes por serem muito curiosos e brincalhões são as maiores vítimas, porém os adultos também são bastante afetados, pois o simples fato de pisar ou roçar no pólen pode contaminar o gato no momento de sua higiene quando se lambe.


Sintomas

          Os primeiros sinais normalmente aparecem de 6 a 12 horas após a ingestão e podem mimetizar com os sinais observados com a toxicidade de uva passa e anticongelante (etileno-glicol). Os primeiros sinais observados são:
- vômitos;
- letargia;
- perda de apetite;
- tremores;
- convulsões;
- insuficiência renal***;
- aumento da sede;
- micção aumentada inicialmente, seguida pela redução da produção de urina e, finalmente, para de urinar;
- desidratação;
- morte;

*** A insuficiência renal ocorre de 36 a 72 horas após a ingestão.


Cuidados imediatos

          Se o seu gato ingeriu recentemente qualquer parte de um lírio e não vomitou, ligue para o seu veterinário para ver se você deve induzir o vômito antes de levá-lo para um hospital ou não.
          Vá para o hospital veterinário mais próximo. É uma emergência!!!
          Quanto mais cedo ele receber tratamento, melhor serão suas chances de sobrevivência. E, se puder, leve um pedaço da planta para o hospital.

Tratamento

          Não há antídoto específico para a intoxicação causada pelo lírio, mas a chance de sobrevivência será aumentada com a fluidoterapia o mais cedo possível. Ao colocar o gato em um gotejamento, ajuda os rins a eliminar a toxina e limitar os danos nesse órgão. O tratamento deve continuar por vários dias até o gato estar recuperado. Se um gato é socorrido de imediato, logo após a ingestão, antes mesmo de ocorrer vômito, pode ser útil induzir o vômito para tentar impedir que a toxina continue sendo absorvida, ou fazer a lavagem do estômago com carvão ativado para reduzir ainda mais a absorção.


          Como saber qual Lírio é tóxico já que existem várias subespécies? As plantas de lírio de maior preocupação são todas do gênero Lilium, que inclui lírios, lírios tigre e lírios asiáticos e qualquer do gênero Hemerocallis.





Nenhum comentário: