Cosméticos: Acabem com a crueldade!
Enquanto a Europa proíbe a
venda de Cosméticos testados em animais, os diretores da LUSH e da Humane Society
International pedem a indústria de beleza brasileira para que acabem com a
crueldade dos cosméticos.
SÃO PAULO (25 de fevereiro de 2013) -
Enquanto a União Europeia se prepara para proibir a venda de novos cosméticos
testados em animais no dia 11 de março, o Co-Fundador e Diretor da LUSH Cosméticos
Mark Constantine e Andrew Rowan, Diretor e Presidente da Humane Society Internacional, um dos maiores grupos de proteção
animal do mundo, escreveram uma carta aberta para a Associação Brasileira da
Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e associações
similares no mundo para pedir a indústria global de cosméticos para que acabem
com a experimentação animal de uma vez por todas.
Embora os testes de cosméticos em
animais tenham sido proibidos na Europa desde 2009, as diretrizes do governo
brasileiro para avaliação de segurança dos cosméticos continuam a enfatizar
testes em coelhos, roedores e outros animais. Isso inclui a exigência de testes
em animais caso-a-caso para cosméticos acabados, uma prática abandonada na
maioria dos países há muito tempo.
Há anos LUSH e HSI tem feito
campanhas para acabar com testes em animais. LUSH, que tem mais de 800 lojas em
51 países, inicialmente lançou uma política rigorosa "sem testes em
animais" em 1991, fazendo com que se tornasse uma referência de empresa de
cosméticos com ética e compaixão. A HSI liderou uma campanha intensa para
implementar a proibição de vendas de cosméticos testados em animais na União
Europeia, e lançou a campanha global Liberte-se da Crueldade em abril de 2012
para acabar com testes de cosméticos em animais em todo o mundo.
Em uma carta enviada ao presidente da
ABIHPEC, João Carlos Basílio da Silva, e para associações industriais de
cosméticos em todo o mundo, LUSH e a HSI pedem as empresas para que usem a
proibição na UE como uma oportunidade para se tornar livre de crueldade. A
carta diz: "No dia 11 de março vamos testemunhar um verdadeiro marco na
história da indústria da beleza. O maior mercado mundial de cosméticos, a União
Europeia, que já proibiu a experimentação animal para cosméticos dentro de suas
próprias fronteiras, também irá fechar suas portas para a venda de cosméticos
testados em animais em outros mercados. Esta proibição de venda traz consigo a
voz dos consumidores: experimentação animal para cosméticos não é bem-vindo e
precisa parar. Certamente isso deve sinalizar um ponto de virada para a
indústria da beleza em todo o mundo para finalmente abandonar seus hábitos com
relação aos testes em animais e a se comprometerem a ser livre de
crueldade."
"LUSH, Humane Society
International e outras entidades tem incansavelmente feito campanhas para
acabar com a crueldade na indústria de cosméticos. Ao longo dos anos temos
ouvido varias desculpas das empresas de cosméticos que se apegam à
experimentação animal, ainda que essas desculpas são reveladas como sem valor e
oportunistas."
"Os testes de toxicidade em
animais representam a ciência desatualizada; técnicas com décadas de idade, e
que não podem garantir a segurança do consumidor. O futuro dos testes de
segurança está nos métodos modernos baseados em biologia humana. Portanto, não
há desculpa científica para testes em animais.Também existem milhares de
ingredientes de cosméticos disponíveis que foram estabelecidos como seguros
para utilização, o que significa que estes ingredientes não requerem novos
testes. Uma infinidade de combinações permitem que empresas como a LUSH inovem
a essência do seu conteúdo. Portanto, não há desculpa empresarial para testes
em animais."
"Testes em animais causam
sofrimento inimaginável porque coelhos e outros animais tem produtos
químicos pingados em seus olhos ou espalhados em sua pele delicada. Os olhos
inchados, assaduras na pele e lesões de órgãos são os segredos feios escondidos
de uma indústria de beleza que tarda em avançar o fim dos testes em animais.
Portanto, não há desculpa ética para a experimentação animal."
"Centenas de empresas varejistas
como a LUSH demonstram todos os dias que a produção de produtos de beleza
ótimos, seguros e inovadores é inteiramente possível sem novos testes em
animais. Assim como nós celebramos a mudança da UE para um mercado "livre
de crueldade", pedimos que todas as empresas que ainda testam cosméticos
em animais nos Estados Unidos, China, Brasil, Índia, Canadá, Coréia do Sul,
Rússia e outros países: façam a coisa certa por favor e parem com o sofrimento
dos animais. Mostre aos seus clientes que a beleza não é superficial, mostre
que a beleza tem um coração. O fim da crueldade dos testes em animais para
cosméticos está ao seu alcance. Faça! Já é o bastante."
Para marcar a proibição histórica da
venda de cosméticos testados em animais na UE, assine a declaração Liberte-se
da Crueldade na hsi.org/becrueltyfree
e ajude a HSI a acabar com o sofrimento dos animais para cosméticos no Brasil e
no mundo.
FIM
Notas:
A proibição da UE , a partir de 11 de
Março de 2013, tornará ilegal a importação e comércio de cosméticos testados em
animais em seu território, assim como os cosméticos que tiveram ingredientes
testados em animais fora da União Europeia, após a mesma data. Portanto, a UE
proíbe a venda, em seu território, de qualquer novo cosmético testado em
animais.
Humane Society International/Brasil,
juntamente com seus parceiros, constitui uma das organizações de proteção animal
mais importante do mundo. Por quase 20 anos, HSI vem trabalhando para a
proteção de todos os animais através do uso da ciência, educação,
conscientização e programas práticos. Celebrando os animais e confrontando a
crueldade em todo o mundo - na Web em hsi.org/becrueltyfree.
LUSH: Desde o estabelecimento, há 18
anos, LUSH Fresh Handmade Cosmetics tem sido impulsionada pela inovação e
ética. Criadores de produtos de beleza pioneiros, como o banho de espuma
balístico, banho de gelatina, barras de xampu sólidos e creme dental solido.
LUSH foca seus produtos em ingredientes frescos como frutas e vegetais
orgânicos. LUSH tem uma política rigorosa contra testes em animais e apoia o comércio
solidario e iniciativas comerciais comunitárias. LUSH lidera a indústria de
cosméticos no combate ao excesso de embalagens,
executando campanhas de sensibilização e desenvolvimento de produtos que possam
ser vendidos "nus" para o consumidor sem qualquer embalagem. LUSH foi
premiada com o Prêmio RSPCA Bom Negócio em 2006 e 2007, o prêmio Trailblazer
2006 PETA para o Bem Estar Animal e o prêmio "Empresa do Ano" do
International Fund for Animal Welfare em 2010. LUSH tem atualmente 822 lojas em
todo o mundo e está presente em 51 países, com fábricas em todo o mundo.
Helder Constantino
Gerente de Campanha, Liberte-se da Crueldade – Brasil
*** Viram? Consideram as protetoras de animais umas "doidas", que não têm o que fazer. Eu dou risada, porque trabalho bastante. Gentalha preconceituosa!!! Mas não estamos sozinhas. No mundo todo há "gente como a gente", só que há respeito, o que não acontece nesta cidade, nem das nossas "autoridades".
Um dia, com mais tempo, vou contar uma história pra vocês, que se passou numa Delegacia, do Brasil, obviamente, presenciada por uma protetora. Só não vou identificar a cidade, mas não é "lenda urbana", com certeza. Só pra vocês verem o que é o "ser humano", que se acha superior aos demais animais, de espécies diferentes. Me aguardem!!! É de rir ou de chorar, sei lá. Vocês decidem.
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