FOGUETÓRIO

Na Holanda, é proibido soltar fogos de artifício, que só são permitidos na véspera do ano novo. Ai de quem soltar um rojão, ou o que seja, sem ser no réveillon, porque vai pra cadeia, com certeza. Em estádio de futebol e outros eventos, então, jamais. Pois é, país de primeiro mundo, né? Foguetório é coisa de gentalha.

Em SSCaí, até a prefeitura patrocina eventos com foguetório, dando muito mau exemplo. Daí, todos se acham no direito de, a qualquer pretexto, encher o saco dos outros. Aliás, no pensamento deles, isso só incomoda os cachorros e eles não estão nem aí. Besteira. Eu odeio foguetes e rojões e sei de MUITA GENTE que também odeia, contrariando esses idiotas.

Para acabar com a ignorância dessas pessoas, informo que MILHARES DE PÁSSAROS morrem por causa da barulheira, que, comprovadamente, perturba a saúde dos idosos, com o aumento da pressão arterial, e dos bebês, provocando choro e até vômitos. Viram? Não só os cachorros sofrem. Pelo jeito, esses “fogueteiros” odeiam gente também!!!

CAÇADOR BOM É CAÇADOR MORTO.

CARROCEIRO BOM É CARROCEIRO MORTO.

DEUS CRIOU OS PÁSSAROS, A MALDADE HUMANA INVENTOU A GAIOLA.

“Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado." (Elie Wiesel)

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." (Rui Barbosa)

"Existe 1 pessoa para fazer o bem, 10 para fazer o mal e 100 para criticar/atrapalhar quem faz o bem."

É PORQUE SOU TÃO TEIMOSA QUE INSISTO EM MUDAR O MUNDO."

(Mercedes Soza)

14 de outubro de 2011

TÚNEIS CINZAS OU VERDES?

          A arborização pública em Porto Alegre iniciou-se na metade do século 19, mas os plantios se intensificaram a partir de 1930. Com a participação dos moradores da cidade, que também se dedicaram a cultivar árvores em suas ruas, hoje podemos contar com diversas vias que formam belíssimos túneis verdes. 
          Tendo em vista conservar esses bens públicos, concebemos o Projeto de Lei dos Túneis Verdes. A iniciativa busca declarar como Áreas de Uso Especial cerca de 70 ruas e avenidas da Capital – pouco mais de 1% do total da cidade - com árvores cujas copas se unem formando túneis vegetais. Assim, a flora desses logradouros deverá ser perpetuada. Diferente do “tombamento” - que impediria o corte das árvores -, a medida proposta autoriza, de forma excepcional, eventuais remoções, desde que ocorra plantio compensatório na região de origem. No entanto, a Câmara Municipal perdeu a oportunidade de aprovar o Projeto de Lei no Dia da Árvore. Definitivamente, fácil é degradar; o desafio continua sendo preservar.
          Está comprovado que a melhor maneira de combater as mudanças climáticas nas cidades é plantando e cuidando das árvores. Além disso, a vegetação concorre para amenizar a temperatura, diminuir a poluição atmosférica e sonora, evitar alagamentos, abrigar a fauna e conter os ventos. E, é claro, forma uma aprazível paisagem que exerce saudável efeito psicológico.
          Nossa Capital é pioneira em tutelar e proteger seus túneis verdes, processo que se iniciou em 2006. Hoje, existem 17 vias declaradas, por decreto, como Áreas de Uso Especial em função da riqueza de sua vegetação. Tal status foi oficializado porque a relevância ecológica, cultural, histórica, turística e paisagística dos túneis verdes é, de fato, incontestável.
          A arborização, para uma cidade, é tão importante quanto avenidas, viadutos, sistemas de transporte, edifícios, esgotos pluvial e cloacal, metrô, aeroporto e demais intervenções urbanísticas. Tanto é que o conceito de florestas urbanas já vem sendo desenvolvido e aplicado às mais evoluídas metrópoles do Brasil e do mundo.
          Em virtude disso, urge reconhecer esses patrimônios naturais no ordenamento jurídico de Porto Alegre. Afinal, até mesmo os taxistas estão relatando que inúmeros visitantes pedem para conhecer nossos célebres túneis verdes. Prova disso é que esses logradouros já estão entrando na rota da Linha Turismo da Prefeitura. Então, o que estamos esperando?

Beto Moesch – vereador de Porto Alegre, advogado e ex-secretário municipal do Meio Ambiente da Capital

Gabinete do Vereador Beto Moesch
Av. Loureiro da Silva, 255, sala 208 - Bairro Centro - CEP 90013-901
Porto Alegre - Rio Grande do Sul
Telefones: (51) 3220-4290/ 4292
betomoesch@camarapoa.rs.gov.br
www.betomoesch.com.br
www.facebook.com/ beto moesch
www.twitter.com (Beto Moesch)

OBS.: Enquanto Porto Alegre age assim, na nossa cidade as árvores foram arrancadas das calçadas. Razões? As mais estúpidas possíveis: a) "Tira a vista da minha casa"; b) Atrapalha o portão da garagem"; c) Suja a calçada"; d) "Quem passa não vê a minha loja", e por aí vai. Nunca vi gentalha mais ignorante do que nesta cidade. As nossas ruas tinham árvores plantadas nas calçadas, dando sombra a quem precisava sair à rua no verão. Agora, a gente morre de insolação, ferve os miolos, porque a estupidez humana não tem cura. Quem é ignorante MESMO, nunca vai aprender. Antigamente, amigas e colegas vinham passar o final de semana na minha casa, porque adoravam a cidade, achavam-na uma graça. Agora, o que ouvi de um amigo, que passou de ônibus: "Que cidadezinha feia"!!! Pois é, os tempos mudam, mas o "ser humano" continua o mesmo. (Ainda mais que nunca houve na nossa prefeitura uma criatura sequer que tivesse o menor conhecimento a respeito de meio ambiente. Os metidos a sabe-tudo sempre estiveram lá. Que Deus nos perdoe, porque a NATUREZA não vai perdoar.)